terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Causas de doenças com a falta de manutenção no ar condicionado do carro

No sistema do ar condicionado automotivo o filtro de ar é responsável por bloquear a entrada de impurezas do ar externo. Se você vai rodar em uma estrada de terra, é claro que o filtro deve ser substituído com mais frequência, os fabricantes recomendam a troca do filtro a cada 6 meses ou 10000Km.

Os principais problemas que ocorrem com a falta da manutenção no ar condicionado automotivo originam-se de fungos, bactérias e ácaros que proliferam, além de partículas de poeira que se acumulam em aparelhos de ar condicionado sem limpeza periódica, podem causar infecções e agravar alergias respiratórias, tais como rinite e asma, e infecções, como pneumonia e pneumonite.

O ar condicionado do carro ligado por muito tempo em um ambiente fechado diminui a umidade do ar. Dessa forma acontece o ressecamento das vias aéreas, provocando irritação no nariz e garganta, além de facilitar o agravamento de doenças respiratórias, como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica.



A poeira que fica introduzida entre as aletas diminui o fluxo de ar que passa pelo evaporador, diminuindo a troca de calor do ar com o gás refrigerante que passa dentro do evaporador.

Com a queda da troca de calor, o ar estará circulando com mais vezes através do evaporador para perder o calor e diminuir de temperatura. Esse crescimento no número de passagens do ar resultará em um maior gasto de energia pois o compressor ficará funcionando mais tempo.

Ajuste da temperatura, renovação do ar e limpeza frequente do sistema são fatores essenciais para garantir um ambiente termicamente agradável, saudável e econômico. o ar condicionado pode ser símbolo de conforto nos dias de calor; sem cuidados e manutenção ele pode ser fonte de inúmeras doenças.