domingo, 10 de fevereiro de 2013

Temperatura e o conforto com o ar condicionado automotivo

Cada pessoa respira cerca de 10 mil litros de ar por dia e passa 85% dele dentro de ambientes considerados fechados, estes podem ser normalmente climatizados, como lojas, hospitais, escritórios, academias, bancos, carros, residências, entre outros. Sendo assim, a maioria das pessoas não sabem diferenciar quando o ambiente está agradável e saudável, ou quando o ar está ruim ou poluído e que pode causar mal à saúde, fatos estes que acontecem por se tratarem de pessoas leigas no assunto.


Quando o assunto é climatização do ar condicionado automotivo e o ambiente confortável, a temperatura normal média utilizada deve ser de 23ºC, o que permite uma umidade relativa do ar em torno 53%, considerada ideal para a saúde. Mas, se nos referimos e pensarmos em 18ºC, é temperatura de câmara fria, posso afirmar que o ambiente estará gelado, observado acima do necessário, e com umidade do ar inadequada, o que não é recomendável a saúde.




Muitas vezes a temperatura de um ambiente pode estar agradável, o que muitas vezes causam a sensação de conforto, mas isso não quer dizer que o ar esteja saudável. Vários são os requisitos a serem observados: a difusão do ar está alta? Se for possível sentir o ar com vento tocando a pele, provavelmente sim, e isto não faz bem à saúde e não é agradável; pouca difusão do ar, o aparelho mesmo estando ligado, mas o ambiente não refrigera ou esfria, pode ser sujeira; o cheiro está desagradável, pode ser falta de reparos; estes entre outros sinais podem ser notados por pessoas leigas. Mas às vezes com uma simples e rápida análise é possível detectar problemas com manutenção de um sistema, basta observar e verificar no aparelho ou na saída do ar se o difusor de ar, o filtro e a grelha de retorno estão limpos ou sujos.


Além dos aspectos considerados e relacionados à saúde, como ar que não é filtrado e poluído contaminado com fungos e bactérias, tem o fator de um maior gasto e desperdicio de energia, que ocorre normalmente com uso do equipamento com defeito ou de maneira errada.


Possíveis fontes de poluentes biológicos no ambiente

 Agentes biológicos Principais fontes em ambientes interiores Principais ações de correção em ambientes interiores

Bactérias
Depósitos com água estagnada,
torres de resfriamento, bandejas de condensado, umidificadores, serpentinas de condicionadores de ar e superfícies úmidas e quentes.
Realizar a manutenção e a conservação das torres de resfriamento; higienizar os reservatórios e bandejas de condensado ou manter tratamento contínuo para eliminar as fontes; eliminar as infiltrações; higienizar as superfícies.

Fungos
Lugares úmidos e demais fontes de multiplicação fúngica, como materiais porosos orgânicos úmidos, forros, paredes e isolamentos úmidos; ar externo, interior de condicionadores e dutos sem manutenção, vasos de terra com plantas.Verificar e corrigir a umidade ambiental; manter sob controle rígido vazamentos, infiltrações e condensação de água; higienizar os ambientes e componentes do sistema de climatização ou manter tratamento contínuo para eliminar as fontes; eliminar materiais porosos contaminados; eliminar ou restringir vasos de plantas com cultivo em terra, ou substituir pelo cultivo em água (hidroponia); utilizar filtros G-1 na renovação do ar externo.

Protozoários
Reservatórios de água contaminada, bandejas e umidificadores de condicionadores sem manutenção. Higienizar o reservatório ou manter tratamento contínuo para eliminar as fontes.

Vírus

Hospedeiro humano.
Observar o número de ocupantes por m2 de área com aumento da renovação de ar.; evitar a presença de pessoas infectadas nos ambientes climatizados

Algas
Torres de resfriamento e bandejas de condensado. Higienizar os reservatórios e bandejas de condensado ou manter tratamento contínuo para eliminar as fontes.

Pólen

Ar externo.
 Manter filtragem e troca do filtro anti-polén em dia de acordo com NBR-6401 da ABNT

Artrópodes

Poeira caseira.
Higienizar as superfícies fixas e mobiliário, especialmente os revestidos com tecidos e tapetes; restringir ou eliminar o uso desses revestimentos.

Animais

Roedores, morcegos e aves.
Restringir o acesso, controlar os roedores, os morcegos, ninhos de aves e respectivos excrementos .