quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O filtro secador, funcionamento no sistema de ar condicionado veícular

No sistema do ar condicionado automotivo o filtro secador possui uma  importante função no sistema de refrigeração, tem o papelde manter o sistema livre de possível umidade, e também de absorver partículas que se desprendem do sistema.  Por isso o filtro secador é colocado na tubulação de forma que o fluído passe no interior do mesmo.
Sen assim, devemos saber que em um sistema automotivo existem dois tipos de filtros secador, sendo um do tipo reservatório de líquido e outro do tipo acumulador.O filtro secador do tipo reservatório de líquido é colocado depois do condensador e tem a função de armazenar líquido para que esse chegue até a válvula de expansão.
O filtro secador, sendo ele do tipo acumulador fica depois do evaporador e tem a função de acumular o líquido mas de forma que esse somente seja liberado em forma de vapor para se enviado de volta ao compressor.
Observe que ambos os filtros tem função secadora, porém tem funções completamente opostas na forma que ambos lidam com estado do fluído. O fato de um veículo utilizar reservatório de líquido ou acumulador está diretamente ligado ao fato do veículo possuir válvula de expansão ou tubo de orifício.

O Acumulador desempenha as seguintes funções no sistema de ar condicionado automotivo:

Dissecante – Absorve a umidade do sistema;

Acumula refrigerante líquido nas condições de baixa carga térmica, quando o evaporador reduz sua capacidade de evaporação do gás;

 Protege o compressor contra “golpes de líquido”.

A temperatura do ar que passa pelo evaporador diminui com a redução da carga térmica, a capacidade de evaporação do gás também é reduzida. Assim a quantidade de refrigerante em forma líquida que sai do evaporador aumenta. Nestas condições de baixa carga, o refrigerante líquido de acumula no acumulador. Quando o refrigerante encontra a carcaça do acumulador, o mesmo perde velocidade devido a diferenças de áreas, fazendo decantar o refrigerante líquido e parte do óleo somente liberando refrigerante na forma gasosa para o compressor.
O pequeno furo na parte inferior do acumulador dosa o retorno de óleo e refrigerante para o compressor evitando assim falhas de lubrificação no mesmo. De forma contrária quando a carga térmica está alta, ele acumula o mínimo líquido possível, balanceando assim a demanda de refrigerante nas variações de carga de gás térmica. é feita utilizado  equipamentos com tubo expansor.