quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O evaporador do ar condicionado automotivo

No sistema de ar condicionado automotivo o evaporador tem a função de resfriamento do ar e controlar a umidade do ambiente, através do fluxo que passa por sua colméia, instalado no compartimento do passageiro. Quando o ar resfria, perdendo calor para o gás refrigerante que está mais frio que o ar dentro da cabine que passa por dentro do evaporador, expulsando essa caloria para exterior evaporando o mesmo.
O evaporador do ar condicionado automotivo é o mecanismo responsável pelo resfriamento do ar que será enviado para dentro da cabine do veículo. Pelo fato do fluído frio passar por dentro do evaporador, suas paredes ficam frias. Como as superfícies do evaporador estão frias, este frio pode ser aproveitado de alguma forma. A temperatura baixa do evaporador é então soprado para dentro da cabine do veículo por meio de um elemento chamado de soprador.

O inicio do funcionamento do soprador é feito pelo usuário do veículo através de botões no painel. Na verdade não é o frio que está sendo gerado, e sim o calor que está sempre sendo removido de dentro da cabine do veículo. Por isso quando sai do evaporador, o fluido está com temperatura maior do que quando entrou. Pelo fato do fluido ter recebido calor externo, esse se evapora e deve sair do evaporador no estado de vapor. Dessa forma o fluido sai do evaporador no estado de vapor e retorna ao compressor.



A circulação de ar capta o externo ou interno (recirculo) para o interior do veículo, com a finalidade de ventilação da cabine do veículo. A caixa de ar com aquecimento é conhecido por HV (Heating (calefação) & Ventilation (ventilação)), composto pelo aquecedor e ventilador, A caixa de ar condicionado é conhecida por HVAC (Heating Ventilation & Air Conditioning) (ventilação, calefação e ar condicionado), composto pelo evaporador, aquecedor e ventilador. Podendo ainda conter um filtro Anti pólen.