domingo, 30 de dezembro de 2012

Pontos a serem analisados no sistema de ar condicionado automotivo

Pontos a serem analisados no sistema do ar condicionado automotivo:

- Verificar se o filtro secador acumulador está condensando água (umedecido) no lado externo do filtro.

- Verificar sujeira no evaporador, condensador ou filtro de cabine. Verificar se a carga de Gás do sistema está dentro do especificado, conforme tabela do veículo.

- Conectar a máquina de carga de gás no engate da tubulação dos sistemas de ar condicionado do veículo, localizado no vão do motor, conforme indicado na foto.

- Conferir nos manômetros se os parâmetros de baixa (Azul) e de alta pressão (vermelho) estão conforme especificado dentro do indicado pelo fabricante.

NOTA: Se os valores encontrados estiverem fora do especificado, deverá colocar nova carga de gás conforme tabela do veículo e conferir se a performance de refrigeração está atendendo os parâmetros especificados.

Verificação do sistema:

 • Depois de 30 segundos do inserimento do compressor, o valor indicado no manômetro de baixa pressão alcance valores < 3bar (43psi); 
• Depois de 2 minutos do inserimento do compressor, a temperatura indicada no termômetro seja reduzida pelo menos 8ºC da temperatura externa;
 • Depois de 5 minutos do inserimento do compressor, a temperatura indicada no termômetro seja reduzida pelo menos 12ºC da temperatura externa;
 • O eletroventilador do radiador entrará em funcionamento quando o valor indicado no manômetro de alta pressão estiver entre 15 e 16bar (215 a 228psi);
 • No instante de desacionamento do eletroventilador do radiador, o valor indicado no manômetro de alta pressão esteja entre 11 e 12bar (156 a 170psi);

Modulação do deslocamento dos compressores


- A modulação do deslocamento volumétrico depende da pressão interna do corpo do compressor.

- Menor pressão interna significa maior deslocamento e maior refrigeração; Maior pressão interna significa menor deslocamento e menor refrigeração;

- A variação da pressão interna é gerenciada pela válvula de controle que através da leitura da pressão de sucção do compressor, entende se a temperatura no evaporador está alta ou baixa;

- Alta temperatura (alta pressão) no evaporador significa que a temperatura do ar que passa pelo evaporador ainda está alta, exigindo refrigeração, portanto, necessidade de aumento do deslocamento do compressor; Baixa temperatura (baixa pressão) no evaporador significa que a temperatura do ar que passa pelo evaporador está baixa, não requerendo o máximo deslocamento do compressor.

- Com isto, também protege o evaporador contra congelamento sem a necessidade de desligar a embreagem do compressor; A diminuição e o aumento do deslocamento do compressor são dados com a mudança de inclinação do prato giratório.