sábado, 5 de janeiro de 2013

Dispositivos de proteção contra congelamento

Termostato:

O Termostato no sistema de ar condicionado automotivo é um interruptor acoplado a um sensor térmico. Com o aumento ou redução da temperatura no bulbo sensor, por onde passa o ar de saída do evaporador, ocorre uma dilatação ou contração, respectivamente, do gás no interior do bulbo sensor, pressionando um diafragma e conseqüentemente a chave eletro-mecânica que pode conectar ou desconectar os contatos. Quando a temperatura abaixa (aprox. 1,5°C dependendo da montadora) os contatos se abrem e desligam a embreagem do compressor, protegendo o evaporador contra congelamento. Os termostatos automotivos, também conhecidos como válvulas de controle do fluido de arrefecimento, são dispositivos do sistema de arrefecimento que controlam a temperatura de operação do motor.

Termistor:

O termistor do ar condicionado automotivo é um componente não linear que apresenta uma resistência altamente sensível à temperatura; o coeficiente de temperatura é elevado e negativo (NTC: coeficiente negativo de temperatura). Desta forma, sua resistência diminui quando a temperatura aumenta. Este resistor é fabricado a partir de um material semicondutor o que garante as suas propriedades elétricas. O termistor tem a mesma função do termostato, porém seu elemento sensor é a variação da resistência elétrica do sensor, com esta variação de resistência o sinal é amplificado podendo conectar ou desconectar os contatos do termistor.

Pressostato de Baixa:

Da mesma forma que o termostato, também tem a função de proteger o evaporador contra congelamento. Porém a medição é de forma indireta, ou seja, em vez de medir a temperatura diretamente, mede a pressão referente à temperatura de evaporação. Quando a pressão diminui temperatura diminui, o pressostato desliga a embreagem do compressor. São calibrados aproximadamente para desligar o compressor quando a pressão cair perto dos 1,2bar / 17psi e religar perto dos 2,7bar / 38psi. Em sistema com acumulador, é comum vê-los instalados no corpo do acumulador.
Os pressostatos de máxima, quando ligado ao lado de alta pressão, intervêm quando a pressão quase sempre for efeito de uma insuficiente condensação, ou seja alcança pressões elevadas.
Se precisar de maiores informações sobre o assunto um mecânico que trabalha em centros automotivos pode ser muito útil.