domingo, 6 de janeiro de 2013

Funcionamento de um sistema de arrefecimento automotivo

Vamos tratar aqui dos componentes do sistema de ar condicionado automotivo, mais precisamente do sistema de arrefecimento, pois existem dois tipos de sistemas de arrefecimento automotivo: sistemas de arrefecimento por água e por ar.

No ar condicionado automotivo os sistemas que fazem uso da água podem ser abertos ou fechados, sendo estes últimos os que correspondem ao presente estudo. O sistema de arrefecimento automotivo a água é formado pelos seguintes componentes principais:

Passagens de fluido no bloco de cilindros ou jaqueta do motor.

Radiador.

Bomba do líquido de arrefecimento.

Termostato.

Além destes componentes, também fazem parte do mesmo o ventilador e as mangueiras de conexão. A Figura mostra um esquema do circuito do sistema de arrefecimento automotivo com as partes mencionadas.
Esse esquema também pode ser observado, quando o carro esta fazendo revisão em um centro automotivo e encontra se aberto
sistema ar condicionado automotivo

O funcionamento do sistema de arrefecimento pode ser descrito da seguinte maneira:
1. O FDA (Fluido de Arrefecimento) é bombeado desde a parte inferior do radiador e forçado a circular ao redor das paredes e do cabeçote.
2. Depois de trocar calor com o bloco de cilindros, o FDA circula através da mangueira superior do radiador e chega até o tanque superior.
3. O FDA é resfriado pelo ar que atravessa a colméia do radiador e desce até a mangueira inferior do radiador.
4. Finalmente, o FDA a baixa temperatura circula da mangueira inferior à bomba para começar um novo ciclo.
Embora seja desejável retirar a maior quantidade de calor residual das partes do motor, com o propósito de melhorar a sua eficiência volumétrica, um excesso de resfriamento pode provocar uma inconveniente mistura de óleo e combustível não vaporizado. Portanto, somente uma faixa apropriada de temperaturas pode permitir resultados satisfatórios à operação do motor e o profissional capaz de avaliar essas faixas encontra se em uma oficina mecânica de qualidade.
Quando o FDA é água, a faixa de temperatura usual está entre 75 °C e 90 °C, com o objetivo de evitar a vaporização do fluido. Com o uso de misturas água – etileno glicol essa faixa de temperaturas pode facilmente superar os 100 °C. Para sistemas pressurizados estes valores sobem.