quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Fluídos refrigerantes naturais e a bomba do fluido de arrefecimento

Fluídos refrigerantes naturais:

Os fluidos que fazem parte de um grupo de substancias chamado de “refrigerantes naturais” os hidrocarbonetos, a amônia, CO2, água e ar. Todos os "refrigerantes naturais" existem em ciclos materiais da natureza mesmo sem interferência humana.

A evolução e inovações tecnológicas ajudaram a considerar os refrigerantes naturais como uma solução segura econômica para determinadas aplicações. Sistemas de refrigeração com "refrigerantes naturais" deverão ter um papel cada vez mais importante no futuro como soluções técnicas.

Na linha dos esforços globais para proteção do clima, há um interesse em "refrigerantes naturais".  Os refrigerantes naturais são muito baratos, o que tem um efeito positivo não só na carga inicial de uma instalação, mas também, considerando os custos operacionais devido aos vazamentos

A bomba do fluido de arrefecimento:

No sistema do ar condicionado automotivo, o fluido de arrefecimento precisa da bomba que é geralmente do tipo centrífuga, faz circular o fluido através das camisas do motor garantindo um resfriamento uniforme.

Os componentes básicos de uma bomba são o impulsor e a carcaça. Na seleção destes equipamentos cumpre um papel importante a determinação da velocidade específica de sucção. A velocidade específica de sucção é um índice usado para calcular a faixa operacional segura de capacidade para uma bomba. Na Figura mostra-se uma bomba típica de um sistema de arrefecimento automotivo.
bomba ar para auto
a eficiência de uma bomba é determinada pela quantidade de perdas internas que aumentam o trabalho de bombeamento. A eficiência é o resultado das seguintes perdas:

1. Perdas mecânicas: originadas pelo atrito nos rolamentos e na caixa de enchimento.
2. Atrito do impulsor: é a potência requerida para superar o torque de atrito do impulsor.
3. Vazamentos: entre os componentes móveis e estacionários, como o anel de desgaste, labirinto de selos, selos mecânicos, etc.
4. Perdas na direção hidráulicas: entre o impulsor, a carcaça e o lado da sucção da bomba.