quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Ar condicionado automotivo, segurança nos veículos

Nos dias atuais tem se tornado item obrigatório de segurança e conforto nos veículos leves de passeio, bem como nos veículos pesados de carga.Alem do conforto oferece  também a segurança do ocupante. Isso é explicado pelo fato de que os vidros são mantidos fechados, diminuindo furtos e incomodos por terceiros e o estresse térmico do motorista, aumentando consequentemente seu nível de atenção no trânsito.

Muitos estudiosos descrevem que o estresse térmico como “o resultado de condições microclimáticas incompátiveis que requerem a intervenção do sistema termorregulador” pode levar à morte, se à exposição a um ambiente quente ou frio for excessiva. O sistema de ar condicionado automotivo funciona conforme um ciclo de refrigeração, e por isso é necessário o fornecimento de trabalho e e eficiência ao sistema.



Convencionalmente, tal serviço é introduzido ao sistema através do compressor, que é obtido pela transferência de energia do motor de combustão interna do veículo. O serviço executado pelo compressor do ar condicionado automotivo no ciclo de refrigeração a compressão de vapor interfere  num aumento do consumo de combustível pelo motor de combustão interna dos automóveis, afetando a eficiência e evolução global do mesmo. Além do aumento de consumo de combustível, existe uma diminuição na potência disponível para o movimento do veículo. A não existência de dispositivos que contribuem o redirecionamento de potência em condições péssima  de uso dos veículos, tais como aceleração em ultrapassagem pode representar perigo real para a vida do motorista e ocupantes em veículos compactos de potência inferior. A transposição de tais obstáculos pode ser alcançada através de diversos caminhos: otimização da eficiência do ciclo de refrigeração, redução de custos dos processos de manufatura e custos de matéria prima.

Observando  o sistema de refrigeração automotiva possibilita atender aos requisitos de conforto térmico, estudos ergonômicos, segurança e aumento do nível de atenção do motorista ao transportar veículos leves e pesados. O princípio de funcionamento do sistema de refrigeração veicular é baseado no ciclo de compressão do vapor, que permite a refrigeração do ar existente no habitáculo do automóvel. Foram concluídos  estudos sobre os parâmetros de operação de um sistema de ar condicionado automotivo convencional baseado no ciclo de compressão de vapor termodinâmico, bem como na análise de desenvolvimento de cada componente da capacidade de potências térmicas. Todo o estudo prático é utilizado  na unidade de condicionamento de auto T66D que simula as reais condições térmicas do sistema, do habitáculo e do ar externo ao veículo, com o objetivo de detectar possíveis defeitos em determinados equipamentos do sistema de ar condicionado automotivo e proporciona melhorias que garantam a eficiência deste.

Essa ilustração é possível através da regulagem do ambiente interno do habitáculo por meio da instalação de um termopar, e do controle do ar externo ao veículo, com tais condições foi possível avaliar os conceitos teóricos da refrigeração veicular. Os resultados experimentais obtidos mostraram que todos os componentes do sistema contribuem para se chegar a uma eficiência geral podendo assim, através de cálculos e dados de comparação encontrar o componente ineficiente no sistema.