quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Processo de funcionamento do ar condicionado automotivo

O Processo condicionamento do ar condicionado automotivo é uma ação de regular, artificialmente, o nível de temperatura, o fluxo do ar, a umidade contida no ar e a limpeza do ar de ambiente de um espaço determinado a um nível desejado. A atividade de condicionamento do ar de um carro busca oferecer um espaço confortável durante a condução do veículo, com o desempenho adequado, fruto de investigação de processos industriais ou de laboratório. A refrigeração é um processo que controla a diminuição de temperatura de um espaço determinado e mantém esta temperatura baixa com o fim, por exemplo, de conseguir um ambiente agradável. O conceito de temperatura quente ou fria é relativo, significa apenas que um corpo tem mais ou menos calor. Assim, resfriar um determinado ambiente, significa o mesmo que transferir o calor para outra área.
No interior de um sistema de ar condicionado automotivo para que o fluido circule é necessário utilizar um compressor. Esse dispositivo está fixado por um suporte ao lado do motor e ligado a ele através de um sistema de polia e correia. Uma vez acionado, o compressor gera uma diferença de pressão no sistema aspirando e comprimindo o fluido constantemente, elevando sua temperatura e pressão Já em funcionamento dentro do sistema de ar condicionado do carro e depois da compressão, o fluido ainda no estado gasoso, é direcionado através de tubulações de alumínio para o Condensador que é uma espécie de trocador de calor localizado na dianteira do veículo, à frente do radiador do motor. Essa posição privilegiada permite uma eficaz troca térmica com o ar, retirando calor do fluido refrigerante, baixando assim sua temperatura.
Depois do processo e com a saída do Condensador o fluido agora no estado líquido, mas ainda sob elevada pressão, passa por um filtro chamado de “Filtro secador” cuja função é reter partículas de impureza, impedindo que as mesmas danifiquem outros componentes do sistema, além de absorver a umidade presente no fluido.
Após esse processo e quando totalmente limpo, o fluido, que ainda esta líquido, é direcionado para a válvula de expansão onde ocorre uma brusca variação de pressão e conseqüente queda de temperatura. Essa condição, conhecida como expansão, transforma o fluido em gotículas microscópicas semelhante a névoa de um desodorante spray.
No interior do evaporador essa névoa de fluido circula por um caminho, formado por tubos de alumínio curvado. Nesse momento o ventilador do painel do veículo lança uma massa de ar que foi retirada do habitáculo ou do ambiente externo. O ar, por estar mais quente que o fluido, sede parte do seu calor e umidade, transformando o fluido novamente em gás.
ar condicionado automotivo