quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Calor intenso nos automóveis pode causar problemas à saúde

Em dias quentes com temperaturas altas, as pessoas estão mais suscetíveis a maior de irritabilidade, fadiga, sono e estresse físico principalmente dentro de carros sem, ar condicionado automotivo. Todos esses fatores, segundo o médico, contribuem para a perda de água, sódio e potássio, causando a desidratação e alterações na circulação sanguínea e respiratória. “É importante ter sempre algum líquido refrigerado dentro do carro. Quando ingerida, essa bebida ajuda a diminuir o calor corporal. As mudança de ambiente pode ser um perigo para motorista e ocupantes do automóvel. Pode acontecer uma intermação, um choque térmico, quando a pessoa desmaia e ocasiona acidentes graves, às vezes fatais. É necessário atenção redobrada ao andar de carro nos dias quentes.

De acordo com a ONG Criança Segura, a temperatura interna do veículo pode chegar a quase o dobro da externa. Nestas condições, as crianças podem sofrer queimaduras e ter dificuldade para respirar, além de ficarem desidratados facilmente. Para evitar esses problemas, nunca deixe as crianças sozinhas e fechadas dentro do automóvel. Carregue sempre um líquido refrigerado para evitar a desidratação. E está reforçada a recomendação para abrir todas as janelas e portas deixando o ar circular no interior carro antes de entrar. Abra os vidros para o ar circular antes de voltar para o veículo que ficou parado e fechado por um tempo. Esse vapor quente é tóxico e quando aspirado pode fazer mal ao organismo. “Se estiver andando com o veículo ou parado em um congestionamento em meio a fumaça e poluição, é necessário procurar condições para uma boa respiração. Então, o ar condicionado automotivo entra como uma opção para que o ar dentro do seu veículo se torne mais agradável e puro, para isso é necessário estar higienizado e em bom funcionamento.

Calor é uma forma de energia resultante da diferença de temperatura entre dois corpos, ou seja, calor é a transmissão da energia térmica. Quando em duas regiões do universo existe uma diferença de temperatura, esta tende a desaparecer espontaneamente pelo aparecimento da forma de energia CALOR Teoricamente a transmissão de calor pode ocorrer isoladamente por condução, convecção ou radiação. Mas, praticamente as três formas citadas acima ocorrem simultaneamente, ficando a critério do interessado o estudo da possibilidade de serem desprezadas uma ou duas das formas em presença das demais