domingo, 23 de dezembro de 2012

Fruídos refrigerantes no ar condicionado

São as substâncias empregadas como veículos térmicos na realização dos ciclos de refrigeração, ou seja, fluído refrigerante é a substância que absorve calor de um ambiente a ser refrigerado. Processo através do qual se realiza essa troca de calor é chamada de refrigeração ou condicionamento de ar e funcionam normalmente no interior do ar condicionado automotivo. Trata-se de fluídos que além de outras características, tem um baixo ponto de ebulição a pressão atmosférica Características desejáveis de um refrigerante: Pressão de vaporização não muito baixa. É desejável que o refrigerante apresente uma pressão correspondente à temperatura de vaporização não muito baixa, para evitar vácuo elevado no evaporador e também, um valor baixo da eficiência volumétrica do compressor devido à grande relação de compressão. Pressão de condensação não muito elevada. Para uma dada temperatura de condensação, que é função da temperatura da água ou do ar de resfriamento, quanto menor for a pressão de condensação do refrigerante, menor será a relação de compressão e, portanto, melhor o desempenho do compressor. Além disso, se a pressão no lado de alta pressão do ciclo de refrigeração for relativamente baixa, esta característica favorece a segurança da instalação.



Calor latente de vaporização elevado; Se o  refrigerante tiver um alto calor latente de vaporização, será necessário menor vazão do refrigerante para uma dada capacidade de refrigeração para não danificar o aparelho de ar condicionado automotivo. Volume específico reduzido (especialmente na fase vapor). Se o refrigerante apresentar um alto valor do calor latente de vaporização e um pequeno volume específico, na fase de vapor, a vazão em volume no compressor será pequena e o tamanho da unidade de refrigeração será menor, para uma dada capacidade de refrigeração. Entretanto, em alguns casos de unidades pequenas de resfriamento de água com compressor centrífugo, é às vezes preferível que o refrigerante apresente valores elevados do volume específico, devido à necessidade de aumentar a vazão volumétrica do vapor de refrigerante no compressor, tendo em vista impedir a diminuição de eficiência do compressor centrífugo. Coeficiente de performance elevado; O refrigerante utilizado deve gerar um coeficiente de performance elevado pois o custo de operação está essencialmente relacionado a este coeficiente. Condutibilidade térmica elevada; Um valor elevado da condutibilidade térmica do refrigerante é importante na melhoria das propriedades de transferência de calor. Baixa viscosidade na fase líquida e gasosa; Devido ao pequeno atrito fluido dos refrigerantes pouco viscosos, as perdas de carga serão menores. Baixa constante dielétrica, grande resistência elétrica e característica de não-corrosão dos materiais isolantes elétricos. Estas características são especialmente importantes para aqueles refrigerantes utilizados em ciclos de refrigeração com compressores herméticos.