quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Fuga de gás no ar condicionado automotivo

Um dos problemas mais comum quando falamos do sistema de ar condicionado automotivo é o vazamento, existe um equipamento que é utilizado para identificar a fuga de gás sendo  possível apontar em qual parte do sistema o vazamento se destaca ou ainda com uso de detergente. Quando indicada o vazamento na região de acoplamento da caixa de ar, fazer a retirada da mesma e analisar o conjunto evaporador sem desmontá-lo fazendo o teste de estanqueidade, utilizando gás nitrogênio para não contaminar o sistema e visualizar em qual ponto do conjunto/peça manifesta o vazamento. Aplicação Contraste: líquido colocado no sistema do ar condicionado, juntamente com o gás refrigerante para verificar vazamentos. No local do vazamento ficara uma mancha facilitando a sua localização com o uso de lâmpada ultravioleta e óculos adequados para a detecção do vazamento.



O conjunto evaporador é composto de:
Evaporador;
Tubo de entrada e saída de gás;
Válvula de expansão;
Anéis o-ring

Se identificado que o vazamento é nas conexões do conjunto evaporador/ tubo/válvula de expansão, verificar integridade dos anéis o-ring, se não estão deformados ou danificados.
Verificação de possível vazamento de ar quente:

Verificar se a portinhola de vedação do ar quente não está quebrada no encaixe do link, parte externa da caixa no lado direito, conforme mostrado na foto ao lado.

Verificar se o botão do comando do ar quente da caixa está completando curso ou se não está aberto.
Foto 01: Situação o.k., todo fechado, não permite a passagem de ar quente. Foto 02: Sistema de ar quente aberto, não permite que o ar condicionado refrigere, pois ocorre a mistura de ar quente com frio.

Blog de k2arcondicionado : K2 Ar Condicionado automotivo, Vazamento de gás no ar condicionado automotivo

Verificar se a entrada de ar externo (recirculador) não está aberta permitindo que o eletroventilador da caixa de ar sugue o ar quente dispersado pelo eletroventilador do sistema de arrefecimento do motor Para uma boa performance do ar condicionado automotivo o botão do recirculo deve estar na posição fechado, recirculando apenas o ar dentro do habitáculo, não permitindo que o ar externo entre.
Verificar se o cabo do comando do ar quente não está solto, danificado ou fora da posição de montagem original na base do comando, ou a presilha de fixação da carcaça da caixa de ar solta.