quinta-feira, 21 de junho de 2012

Higienização do Ar Condicionado Automotivo.

Filtro de cabine:  Na cidade em que vivemos, a quantidade de partículas suspensas no ar que respiramos (poluição) é muito grande, principalmente quando estamos em um engarrafamento com ônibus e caminhões do nosso lado. O filtro de cabine serve para reter estas partículas antes que entrem na cabine do veículo e depois em nossos pulmões. Ele precisa ser trocado e os dutos higienizados periodicamente pois perde eficiência quando fica saturado, podendo bloquear quase totalmente a ventilação do carro. Por que os fungos e bactérias infestam o sistema do ar condicionado? 

Com o ar condicionado ligado, a umidade do ar condensa-se na superfície do evaporador peça responsável pelo resfriamento do ar, da mesma maneira que acontece com uma garrafa de bebida gelada que fica suada. Quando desligamos o aparelho, o evaporador esquenta, e se estiver sujo o ambiente fica muito propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias (calor + umidade + sujeira). Veja abaixo um exemplo de evaporador em péssimas condições: Lembre-se que por esta peça passa o ar que depois respiramos dentro da cabine do veículo! Higienização:

Existem dois tipos de higienização do sistema de ar condicionado: a preventiva e a corretiva.  A primeira deve-se fazer periodicamente aplicando um produto que elimina fungos, bactérias e ácaros de todos os elementos do ar condicionado (peças e dutos por onde circula o ar) e também da cabine do carro, já que é aplicado em estado gasoso e fica circulando por todo o interior do carro durante aproximadamente 20 minutos.  A corretiva faz-se necessária quando o aparelho já está com um cheiro forte de mofo ou algo parecido. Neste caso provavelmente o evaporador já está cheio de sujeira (como no caso da foto abaixo) e necessita ser removido para que se faça uma limpeza mais pesada.

VEJA O QUE VOCÊ PODE ESTAR RESPIRANDO!!!