quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Calor muito forte faz mal para o corpo

O verão sempre alterna dias de calor intenso, e muitas pessoas sentem no corpo os efeitos negativos das altas temperaturas. Com o execesso de calor o organismo procura baixar a temperatura do corpo através da transpiração. Mas se este objetivo não for alcançado, pode haver, em casos mais extremos, danos irreversíveis no cérebro e outros órgãos. Os golpes de calor, os esgotamentos e as cãibras são as consequências mais comuns.

Um golpe de calor dá-se quando o corpo não consegue controlar a sua temperatura elevada. Se se mantiver muito quente durante bastante tempo e não for prestado tratamento médico imediato, poderá levar à morte ou a uma deficiência crónica. Alguns dos sintomas de um golpe de calor são febre, pele vermelha, quente e seca, pulso rápido e forte, dor de cabeça e náuseas. Numa situação destas, o importante é baixar a temperatura com um banho frio ou procurar um local fresco.

Um esgotamento devido ao calor deve-se à perda de líquidos e de sal, através da transpiração. É sobretudo grave para os idosos e doentes com hipertensão arterial e outros problemas. Um esgotamento identifica-se através da transpiração excessiva, dor de cabeça, pulso fraco e náuseas
.
Embora menos graves, as cãibras podem implicar tratamento médico, sobretudo em pessoas com problemas cardíacos e dietas pobres em sal. Se as cãibras continuarem por mais de uma hora, deve consultar um médico.

Nos dois últimos casos, convém procurar um local fresco e ingerir líquidos com minerais, como água ou bebida para desportistas.

as crianças nesse verão precisam de atenção redobrada ao andar de carro nos dias quentes. De acordo com a ONG Criança Segura, a temperatura interna do veículo pode chegar a quase o dobro da externa. Nestas condições, os pequenos podem sofrer queimaduras e ter dificuldade para respirar, além de ficarem desidratados facilmente. Para evitar esses problemas, nunca deixe as crianças sozinhas e fechadas dentro do automóvel. Carregue sempre um líquido refrigerado para evitar a desidratação. E está reforçada a recomendação para abrir todas as janelas e portas deixando o ar circular no interior carro antes de entrar.