sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Limpeza eficiênte do sistema de ar condicionado

Para os sistemas com gás refrigerante tipo R134a, que utilizam óleo PAG, o fluido que se mistura muito bem é o próprio R134a, porém em temperatura ambiente ele passa para o estado gasoso, portanto é recomendado utilizar o fluido R141b, que pode ser utilizado no estado líquido à temperatura ambiente, facilitando muito seu manuseio e a eficiência de limpeza.

Esse trabalho pode ser perigoso, pois o fluido de limpeza se expande e pode baixar muito a temperatura das partes de contato, podendo causar lesões e queimaduras no corpo.

Existem máquinas específicas e de última geração que executam a tarefa de limpeza com sucesso, porém o investimento não é dos mais baratos. Logo temos que agregar o máximo de valor aos nossos serviços, a fim de obter reconhecimento e retorno do capital aplicado.

Na execução do flushing manual, as linhas devem ser abertas para facilitar o acesso e diminuir a perda de carga durante a lavagem, pois quanto mais rápido passar o fluido de limpeza, mais arrasto este proporcionará.