sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Limpeza e carga de gás ar condicionado automotivo

Em cada componente devem-se aplicar alguns mililitros de fluido R141b, como por exemplo, em um condensador. Em cada aplicação, cerca de 250 ml de R141b de cada vez, por diversas vezes, até o fluido sair completamente limpo por ambos os lados, entrada e saída.

A cada aplicação de fluido, deve-se comprimi-lo com nitrogênio a uma pressão de pelo menos 10 bar (140 psi), que irá ocasionar o arrasto do fluido e o óleo com alta velocidade pelo interior da tubulação. É recomendado também utilizar um compressor de ar para soprar o sistema. Certifique-se que o ar comprimido está livre de umidade. Soprar o sistema apenas com nitrogênio ou fazer vácuo não são procedimentos suficientes para a perfeita limpeza!

Numa lavagem manual, para evitar que esse fluido sujo respingue nos veículos e se espalhe pela oficina, recomendamos colocar uma mangueira plástica (transparente) encaixada na outra extremidade da tubulação a ser limpa. Esta mangueira pode ser conectada a um garrafão de cinco litros (de água mineral, vazio) com dois furos na tampa. No primeiro furo entra a mangueira com o fluido sujo e no outro um pedaço curto de mangueira, para o escape do ar de dentro do garrafão. Assim pode-se coletar o fluido com o óleo sujo e destiná-lo para reciclagem. Após a limpeza completa o sistema deve ser montado com vedações novas e lubrificado.