Vamos tratar aqui dos componentes do sistema de ar condicionado automotivo, mais precisamente do sistema de arrefecimento, pois existem dois tipos de sistemas de arrefecimento automotivo: sistemas de arrefecimento por água e por ar.
No ar condicionado automotivo os sistemas que fazem uso da água podem ser abertos ou fechados, sendo estes últimos os que correspondem ao presente estudo. O sistema de arrefecimento automotivo a água é formado pelos seguintes componentes principais:
Passagens de fluido no bloco de cilindros ou jaqueta do motor.
Radiador.
Bomba do líquido de arrefecimento.
Termostato.
Além destes componentes, também fazem parte do mesmo o ventilador e as mangueiras de conexão. A Figura mostra um esquema do circuito do sistema de arrefecimento automotivo com as partes mencionadas.
Esse esquema também pode ser observado, quando o carro esta fazendo revisão em um centro automotivo e encontra se aberto
O funcionamento do sistema de arrefecimento pode ser descrito da seguinte maneira:
1. O FDA (Fluido de Arrefecimento) é bombeado desde a parte inferior do radiador e forçado a circular ao redor das paredes e do cabeçote.
2. Depois de trocar calor com o bloco de cilindros, o FDA circula através da mangueira superior do radiador e chega até o tanque superior.
3. O FDA é resfriado pelo ar que atravessa a colméia do radiador e desce até a mangueira inferior do radiador.
4. Finalmente, o FDA a baixa temperatura circula da mangueira inferior à bomba para começar um novo ciclo.
Embora seja desejável retirar a maior quantidade de calor residual das partes do motor, com o propósito de melhorar a sua eficiência volumétrica, um excesso de resfriamento pode provocar uma inconveniente mistura de óleo e combustível não vaporizado. Portanto, somente uma faixa apropriada de temperaturas pode permitir resultados satisfatórios à operação do motor e o profissional capaz de avaliar essas faixas encontra se em uma oficina mecânica de qualidade.
Quando o FDA é água, a faixa de temperatura usual está entre 75 °C e 90 °C, com o objetivo de evitar a vaporização do fluido. Com o uso de misturas água – etileno glicol essa faixa de temperaturas pode facilmente superar os 100 °C. Para sistemas pressurizados estes valores sobem.