Termostato:
O Termostato no sistema de ar condicionado automotivo é um interruptor acoplado a um sensor térmico. Com o
aumento ou redução da temperatura no bulbo sensor, por onde passa o ar de
saída do evaporador, ocorre uma dilatação ou contração, respectivamente, do
gás no interior do bulbo sensor, pressionando um diafragma e
conseqüentemente a chave eletro-mecânica que pode conectar ou desconectar
os contatos. Quando a temperatura abaixa (aprox. 1,5°C dependendo da
montadora) os contatos se abrem e desligam a embreagem do compressor,
protegendo o evaporador contra congelamento. Os termostatos automotivos, também conhecidos
como válvulas de controle do fluido de arrefecimento, são dispositivos do sistema
de arrefecimento que controlam a temperatura de operação do motor.
Termistor:
O termistor do ar condicionado automotivo é um componente não linear que apresenta uma resistência
altamente sensível à temperatura; o coeficiente de temperatura é elevado e
negativo (NTC: coeficiente negativo de temperatura). Desta forma, sua
resistência diminui quando a temperatura aumenta.
Este resistor é fabricado a partir de um material semicondutor o que
garante as suas propriedades elétricas. O termistor tem a mesma função do
termostato, porém seu elemento sensor é a variação da resistência elétrica do
sensor, com esta variação de resistência o sinal é amplificado podendo
conectar ou desconectar os contatos do termistor.
Pressostato de Baixa:
Da mesma forma que o termostato, também tem a função de proteger o
evaporador contra congelamento. Porém a medição é de forma indireta, ou
seja, em vez de medir a temperatura diretamente, mede a pressão referente à
temperatura de evaporação. Quando a pressão diminui temperatura diminui, o
pressostato desliga a embreagem do compressor. São calibrados
aproximadamente para desligar o compressor quando a pressão cair perto dos
1,2bar / 17psi e religar perto dos 2,7bar / 38psi. Em sistema com acumulador,
é comum vê-los instalados no corpo do acumulador.
Os pressostatos de máxima, quando ligado ao lado de alta pressão, intervêm quando a pressão quase sempre for efeito de uma insuficiente condensação, ou seja alcança pressões elevadas.
Se precisar de maiores informações sobre o assunto um mecânico que trabalha em centros automotivos pode ser muito útil.