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domingo, 23 de dezembro de 2012
Gás refrigerante R-134ª no ar condicionado do carro
O gás refrigerante R-134ª (1,1,1,2-Tetrafluoretano) tem propriedades físicas e
termodinâmicas similares ao R-12. Pertence ao grupo dos HFC’s Fluorcarbonos
parcialmente halogenados, com potencial de destruição do ozônio (ODP) igual
a zero, devido ao menor tempo de vida na atmosfera, apresenta uma redução
no potencial de efeito estufa de 90% comparado ao R-12. Além disso, é não
inflamável, não tóxico, possui alta estabilidade térmica e química, tem
compatibilidade com os materiais utilizados e tem propriedades físicas e
termodinâmicas adequadas.
A Hoescht e a DuPont, grandes fabricantes de fluidos frigoríficos,
produzem o R-134ª, sendo que a segunda começou produzindo quantidades
comerciais em 50 dezembro de 1990 em Corpus Christ, Texas (Estados
Unidos). O gas R-134ª é similar ao R-12, sendo compatível com todos os metais e
ligas normalmente utilizados nos equipamentos de refrigeração. Deve-se evitar
o uso de zinco, magnésio, chumbo e ligas de alumínio com mais de 2% de
magnésio em massa.
Testes de armazenamento com refrigerante úmido apresentaram boa
estabilidade à hidrólise e nenhum ataque corrosivo em metais como aço
inoxidável, cobre, latão e alumínio.
O R-134ª é isento de cloro e, por isso, apresenta boa compatibilidade
com elastômeros. Os testes de extração com diversos materiais normalmente
utilizados como CR (cloroprene), NBR (acrilonitrilobutadieno) e NEM (HNBR)
resultaram em baixa alteração de volume e mínima quantidade de extrato.
Borrachas fluoradas dos tipos FKM/FPM não são recomendadas para uso devido
à um significante aumento de volume e formação de bolhas. Se o sistema não
contiver óleo mineral, podem ser utilizadas borrachas do tipo EPDM. Como o
refrigerante não é o único fluido no 51 sistema de refrigeração, a
compatibilidade mencionada deve ser avaliada em conjunto com o lubrificante
do compressor.
O R-134ª não forma misturas inflamáveis com o ar sob condições
normais a pressão atmosférica mas, a flamabilidade pode ocorrer a pressão
acima da atmosférica se a mistura exceder a 60% de ar. Este refrigerante não
deve ser usado junto com ar ou oxigênio para o caso de pressurização do
sistema em teste de vazamento.
As propriedades toxicológicas do R-134ª foram testadas pelo PAFT I
(Programme for Alternative Fluorcarbon Toxicity Testing), Programa para Teste
de Toxidade de Fluorcarbonos Alternativos, que é um consórcio financiado
pelos maiores produtores mundiais de refrigerantes. Os resultados indicam que
o mesmo é um produto tão seguro quanto o R-12 ou mais, podendo ser
utilizado em todas as aplicações na área de refrigeração.