São as substâncias empregadas como veículos térmicos na realização
dos ciclos de refrigeração, ou seja, fluído refrigerante é a substância que
absorve calor de um ambiente a ser refrigerado. Processo através do qual se
realiza essa troca de calor é chamada de refrigeração ou condicionamento de
ar e funcionam normalmente no interior do ar condicionado automotivo. Trata-se de fluídos que além de outras características, tem um baixo ponto
de ebulição a pressão atmosférica
Características desejáveis de um refrigerante:
Pressão de vaporização não muito baixa. É desejável que o refrigerante apresente uma pressão correspondente à
temperatura de vaporização não muito baixa, para evitar vácuo elevado no
evaporador e também, um valor baixo da eficiência volumétrica do compressor
devido à grande relação de compressão.
Pressão de condensação não muito elevada. Para uma dada temperatura de condensação, que é função da
temperatura da água ou do ar de resfriamento, quanto menor for a pressão de
condensação do refrigerante, menor será a relação de compressão e, portanto,
melhor o desempenho do compressor. Além disso, se a pressão no lado de alta
pressão do ciclo de refrigeração for relativamente baixa, esta característica
favorece a segurança da instalação.
Calor latente de vaporização elevado;
Se o refrigerante tiver um alto calor latente de vaporização, será
necessário menor vazão do refrigerante para uma dada capacidade de
refrigeração para não danificar o aparelho de ar condicionado automotivo.
Volume específico reduzido (especialmente na fase vapor).
Se o refrigerante apresentar um alto valor do calor latente de
vaporização e um pequeno volume específico, na fase de vapor, a vazão em
volume no compressor será pequena e o tamanho da unidade de refrigeração
será menor, para uma dada capacidade de refrigeração.
Entretanto, em alguns casos de unidades pequenas de resfriamento de
água com compressor centrífugo, é às vezes preferível que o refrigerante
apresente valores elevados do volume específico, devido à necessidade de
aumentar a vazão volumétrica do vapor de refrigerante no compressor, tendo
em vista impedir a diminuição de eficiência do compressor centrífugo.
Coeficiente de performance elevado;
O refrigerante utilizado deve gerar um coeficiente de performance
elevado pois o custo de operação está essencialmente relacionado a este
coeficiente.
Condutibilidade térmica elevada;
Um valor elevado da condutibilidade térmica do refrigerante é importante
na melhoria das propriedades de transferência de calor.
Baixa viscosidade na fase líquida e gasosa;
Devido ao pequeno atrito fluido dos refrigerantes pouco viscosos, as
perdas de carga serão menores.
Baixa constante dielétrica, grande resistência elétrica e
característica de não-corrosão dos materiais isolantes elétricos. Estas
características são especialmente importantes para aqueles refrigerantes
utilizados em ciclos de refrigeração com compressores herméticos.