Nos dias atuais tem se tornado item obrigatório de segurança e conforto nos veículos
leves de passeio, bem como nos veículos pesados de carga.Alem do conforto oferece também a segurança do ocupante. Isso é explicado pelo fato de que os vidros são mantidos
fechados, diminuindo furtos e incomodos por terceiros e o estresse térmico do motorista, aumentando consequentemente
seu nível de atenção no trânsito.
Muitos estudiosos descrevem que o estresse térmico como “o resultado de
condições microclimáticas incompátiveis que requerem a intervenção do sistema termorregulador” pode levar
à morte, se à exposição a um ambiente quente ou frio for excessiva.
O sistema de
ar condicionado automotivo funciona conforme um ciclo de refrigeração, e por isso é
necessário o fornecimento de trabalho e e eficiência ao sistema.
Convencionalmente, tal serviço é introduzido ao sistema
através do compressor, que é obtido pela transferência de energia do motor de combustão interna do
veículo. O serviço executado pelo
compressor do ar condicionado automotivo no ciclo de refrigeração a compressão de vapor interfere num aumento do consumo de combustível pelo motor de combustão interna dos automóveis, afetando a eficiência e evolução global
do mesmo. Além do aumento de consumo de combustível, existe uma diminuição na potência disponível
para o movimento do veículo. A não existência de dispositivos que contribuem o redirecionamento de
potência em condições péssima de uso dos veículos, tais como aceleração em ultrapassagem pode
representar perigo real para a vida do motorista e ocupantes em veículos compactos de potência inferior. A
transposição de tais obstáculos pode ser alcançada através de diversos caminhos: otimização da eficiência do
ciclo de refrigeração, redução de custos dos processos de manufatura e custos de matéria prima.
Observando o sistema de refrigeração automotiva possibilita atender aos requisitos de conforto térmico,
estudos ergonômicos, segurança e aumento do nível de atenção do motorista ao transportar veículos leves e
pesados. O princípio de funcionamento do sistema de refrigeração veicular é baseado no ciclo de compressão
do vapor, que permite a refrigeração do ar existente no habitáculo do automóvel. Foram concluídos estudos
sobre os parâmetros de operação de um sistema de
ar condicionado automotivo convencional baseado no ciclo
de compressão de vapor termodinâmico, bem como na análise de desenvolvimento de cada componente da
capacidade de potências térmicas. Todo o estudo prático é utilizado na unidade de condicionamento de
auto T66D que simula as reais condições térmicas do sistema, do habitáculo e do ar externo ao veículo, com
o objetivo de detectar possíveis defeitos em determinados equipamentos do sistema de
ar condicionado automotivo
e proporciona melhorias que garantam a eficiência deste.
Essa ilustração é possível através da
regulagem do ambiente interno do habitáculo por meio da instalação de um termopar, e do controle do ar
externo ao veículo, com tais condições foi possível avaliar os conceitos teóricos da refrigeração veicular. Os
resultados experimentais obtidos mostraram que todos os componentes do sistema contribuem para se chegar
a uma eficiência geral podendo assim, através de cálculos e dados de comparação encontrar o componente
ineficiente no sistema.