Um dos problemas mais comum quando falamos do sistema de ar condicionado automotivo é o vazamento, existe um equipamento que é utilizado para identificar a fuga de gás sendo possível apontar em qual parte do sistema o vazamento se destaca ou ainda com uso de detergente. Quando indicada o vazamento na região de acoplamento da caixa de ar, fazer a retirada da mesma e analisar o conjunto evaporador sem desmontá-lo fazendo o teste de estanqueidade, utilizando gás nitrogênio para não contaminar o sistema e visualizar em qual ponto do conjunto/peça manifesta o vazamento. Aplicação Contraste: líquido colocado no sistema do ar condicionado, juntamente com o gás refrigerante para verificar vazamentos. No local do vazamento ficara uma mancha facilitando a sua localização com o uso de lâmpada ultravioleta e óculos adequados para a detecção do vazamento.
O conjunto evaporador é composto de:
Evaporador;
Tubo de entrada e saída de gás;
Válvula de expansão;
Anéis o-ring
Se identificado que o vazamento é nas conexões do conjunto evaporador/ tubo/válvula de expansão, verificar integridade dos anéis o-ring, se não estão deformados ou danificados.
Verificação de possível vazamento de ar quente:
Verificar se a portinhola de vedação do ar quente não está quebrada no encaixe do link, parte externa da caixa no lado direito, conforme mostrado na foto ao lado.
Verificar se o botão do comando do ar quente da caixa está completando curso ou se não está aberto.
Foto 01: Situação o.k., todo fechado, não permite a passagem de ar quente. Foto 02: Sistema de ar quente aberto, não permite que o ar condicionado refrigere, pois ocorre a mistura de ar quente com frio.
Verificar se a entrada de ar
externo (recirculador) não está aberta
permitindo que o eletroventilador da
caixa de ar sugue o ar quente
dispersado pelo eletroventilador do
sistema de arrefecimento do motor Para uma boa performance
do ar condicionado automotivo o botão do recirculo deve estar na posição fechado,
recirculando apenas o ar dentro do habitáculo, não permitindo que o ar
externo entre.
Verificar se o cabo do comando do ar
quente não está solto, danificado ou fora da
posição de montagem original na base do
comando, ou a presilha de fixação da carcaça
da caixa de ar solta.