Para conhecer o funcionamento do ar condicionado e saber se o mesmo está a refrigerar nas devidas proporções, é obrigatório conhecer a sua composição. Os elementos constituintes do ar condicionado são:
O Compressor
É o componente do ar condicionado que prensa o gás refrigerante, fazendo-o circular por todo o sistema, o que pode conduzir a um aumento do consumo de combustível. Provoca o desenvolvimento da temperatura do gás refrigerante (0º a 70º C);
O Condensador
O condensador do ar condicionado automotivo converte o refrigerante gasoso em líquido (aproximadamente 55ºC). É muito eficiente e apresenta um peso muito baixo, proporcionando uma alta performance no sistema de ar condicionado. É frequente existir uma anomalia no condensador quando não é detetado nenhum ar frio e, dessa forma, é necessário substituir as palhetas. Só assim consegue poupar combustível e verificar se se trata de uma fuga;
O Filtro de secagem
O filtro de secagem tem a faculdade de reter as impurezas sólidas (as partículas ou poeiras), de absorver a humidade e manter a reserva de gás refrigerante no estado líquido. Deve ser substituído cada vez que o sistema de ar condicionado é aberto;
A Válvula de expansão
A válvula de expansão converte o líquido refrigerante em gás e gere a passagem do gás do lado das pressões altas para as pressões baixas, o que faz com que a temperatura fica sempre próxima do zero. É necessário substituir a válvula de expansão quando existem muitas partículas que impedem a eficácia da válvula de expansão;
O Evaporador
O evaporador é leve, tem um tanque circular e apresenta um alto desempenho, pois absorve o calor do ar, condensa a humidade e drena a água condensada. Quando não se verifica a passagem de ar frio, isso pode querer dizer que as palhetas do evaporador estão entupidas e é necessária a sua substituição.
Ao conhecer as componentes e as funcionalidades do ar condicionado tem um conhecimento real das capacidades do seu automóvel e, dessa forma, conseguirá poupar muito dinheiro na sua manutenção.