Uma das dicas para aproveitar o melhor desempenho do ar condicionado do carro mais recomendadas pelos profissionais do ar condicionado automotivo é quando ligar o sistema quando o ambiente estiver quente deixar sempre o vidro aberto em quatro dedos e com o ventilador em velocidade media e a recirculação ativada, dessa forma o ar frio expulsa o ar quente. Feche os vidros quando começar a refrescar e ative a entrada de ar externo.
Outra dica é para um fator muito presente nas vidas dos motorista nas grandes cidades, os engarrafamentos, nesses casos é melhor manter a recirculação enquanto o ar não estiver viciado. depois de dar partida no motor, espere alguns segundos para ligar o ar condicionado automotivo. Deve evitar ligar o veículo e o ar condicionado ao mesmo tempo, pois sobrecarrega o sistema elétrico e o motor.
Em muitos caosos é importante levar o veículo para fazer a manutenção preventiva do ar condicionado veicular a cada 15.000Km ou uma vez por ano.
Não importa a velocidade do ar ou a temperatura, o ar condicionado do carro só para diminuir a potência do motor quando está desligado totalmente. Para retardar a necessidade de limpeza do evaporador, desligue o ar condicionado automotivo e ligue o ventilador alguns minutos antes de desligar o veículo;
O compressor do ar condicionado automotivo é dimensionado de acordo com a faixa de giro do motor. Nem sempre quando se instala o sistema no aftermarket é levado em consideração, o que pode sobrecarregar o sistema, principalmente em se tratando de carros 1.0. O sistema de ar condicionado automotivo que vem de fábrica rouba menos potência que os instalados no aftermarket, e costumam dar menos defeitos.
Troque o filtro de cabine ou filtro anti polén a cada 10.000km ou 7.000km se rodar muito por estradas de terra, ou quando sentir cheiro de mofo no ar e você começar a espirrar. Se isso acontecer, peça uma limpeza nos dutos da ventilação também.